Misticismo, fantasia e assombrações no natal de Tex!
Por: Iuri Biagioni Rodrigues
Tex Willer Especial Vol. 1: Fantasmas de Natal, é uma história contida que faz parte da série Tex Willer - As aventuras de Tex quando jovem, que traz histórias protagonizadas pelo famoso personagem antes de ser o ranger que estamos habituados a ver. Aqui, ele é um fora da lei.
O roteiro desta história é de Mauro Boselli, um veterano nas HQs do personagem, baseado no argumento de Marco Nucci e Giulio Antonio Gualtieri, dois jovens roteiristas. Os desenhos são de Marco Ghion e as cores de Cozzi Gianmauro.
Nesta edição, vemos Tex fugindo das forças da lei e buscando refúgio nas Montanhas Uintahs, localizadas no estado de Utah (na vida real, o nome é Montanhas Uintas, mas os roteiristas quiseram acrescentar um "h" para que o nome parecesse mais assustador). Essas montanhas são sagradas para os indígenas Utes que vivem na região, cercadas de lendas e são de difícil acesso no período de inverno.
A história já começa interessante pelo simples fato de ser um faroeste ambientado no período das nevascas e fica ainda mais interessante quando a história vai se desenrolando, pois vemos quatro arcos de narrativa sendo apresentados e bem desenvolvidos. Além disso, o trabalho de arte é muito bom.
O primeiro e principal arco é dividido em três partes: Tex e sua fuga, a busca dos agentes da Pinkerton pela filha de um rico banqueiro que foi sequestrada por criminosos e, por fim, os três bandidos que estão com a jovem Susan Connors esperando o seu resgate de 30 mil dólares. Aí, eles começam a se juntar, pois os sequestradores vão para as Montanhas Uintahs , os agentes da Pinkerton também e Tex já estava lá. Após alguns acontecimentos, que não vou revelar para evitar spoilers, vemos que Tex, usando o nome de Jack Randall, começa a trabalhar em equipe com o detetive Mike Harding. Posteriormente, eles serão auxiliados por Sesquemah, indígena Ute que tinha atacado Tex nas primeiras páginas de história. Os três vão em busca dos sequestradores.
Agora, é no bloco dos criminosos que estão com Susan que a narrativa apresenta sua surpresa e criatividade. Os três fora da lei e a garota chegam perto de uma velha cabana que fora mencionada por um amigo de Tex num flashback e visitada por ele no início da história. Chegando lá, o roteiro de Boselli faz uma pausa no arco principal para apresentar outros três. Na cabana, os bandidos encontram um misterioso senhor que lhes conta três histórias: A História do Fugitivo, A História da Bruxa e A História da Sombra. Esse tipo de situação remete à tradição anglo-saxã de reunir pessoas diante de uma lareira ou fogueira para contar histórias sobre espíritos e assombrações no tempo do Natal.
Estas três histórias estão ligadas entre si, pois falam sobre acontecimentos sobrenaturais que aconteceram na cabana no passado e também está ligada com o arco principal, porque é daí que sairá o encerramento deste volume. Apesar de uma certa lentidão neste momento da história, Boselli sabe conectar todos esses acontecimentos e sustentar a presença de três histórias menores.
Os desenhos de Marco Ghion são muito bons e ganham destaque no momento das histórias do velho, pois ele muda levemente o seu estilo para contar estas três pequenas histórias, criando, assim, uma identidade própria para cada narrativa apresentada. Aqui, também vemos um uso de cor bem incomum nas histórias de Tex (que na maioria das vezes são em preto e branco). Cozzi Gianmauro utiliza-se de cores monocromáticas para cada história contada pelo misterioso senhor. Elas servem para separar as tramas secundárias da principal e ajudam a dar uma identidade diferente para cada uma delas também.
O ponto negativo desta história está no clímax que ocorre de maneira muito rápida, mas esta é uma ótima história de Tex. Em Fantasmas de Natal, temos ação, mistério, suspense, um pouco de terror e uma mensagem de Natal. O trunfo desta edição está justamente em utilizar da temática mística e sobrenatural no período natalino.
Para quem só se importa com números:
Nota: 8/10
Dados da HQ:
Argumento: Giulio Antonio Gualtieri e Marco Nucci
Roteiro: Mauro Boselli
Desenhos: Marco Ghion
Cozzi Gianmauro: Cozzi Gianmauro
Editora original: Sergio Bonelli Editore - 2019
Editora no Brasil: Mythos - 2020
Tradução: Júlio Schneider
Editor:Dorival Vitor Lopes
Comments