top of page
  • Foto do escritorIuri Biagioni Rodrigues

Crítica: Alho-Poró

Atualizado: 27 de mar. de 2023

Você nunca mais vai ver um alho-poró da mesma maneira!

Por: Iuri Biagioni Rodrigues


Alho-Poró é um quadrinho da quadrinista Bianca Pinheiro (roteiro e arte). A HQ foi lançada originalmente de maneira independente via campanha de financiamento coletivo no Catarse no ano de 2017 com o selo editorial La Gougoutte. Em 2022, a obra foi relançada pela editora Conrad.


Bianca Pinheiro é uma das quadrinistas mais versáteis do Brasil tanto em estilo de arte quanto temática e estilo narrativo de suas histórias em quadrinhos. Essa versatilidade é nitidamente notada em Alho-Poró.


A HQ traz a história de um grupo de três amigas que está procurando por alho-poró para fazerem uma quiche desse vegetal. No começo, vemos Márcia e Denise passeando pela cidade em busca dos ingredientes para fazer a quiche. No caminho, elas conversam sobre a dificuldade em achar o alho-poró. Depois, o assunto evolui para a lembrança de brigas de meninas na época Márcia estava na escola. Nesse momento, pensamos que será uma trama de coisas do cotidiano ou algo do tipo.



Uma das primeiras páginas da HQ

Na sequência, as duas personagens chegam em uma casa e encontram sua amiga Brenda. Lá elas começam a preparar a quiche e conversar sobre mudar os filhos de escola, ler livros, assistir Netflix, enfim, algo que pode parecer banal. Entretanto, conforme avançamos na leitura, descobrimos o objetivo e a função da quiche de alho-poró. Para evitar dar um grande spoiler só vou dizer que é inesperado.


Preparando o quiche

Bianca Pinheiro traz uma HQ curta que é muito bem construída. Ela conduz a narrativa de maneira bastante inteligente e dinâmica, prendendo a nossa atenção e criando expectativa para vermos se vai acontecer alguma de diferente, pois num primeiro momento, tudo parece ser tão trivial, algo que é reforçado pelo traço simples e "fofo", por layouts de páginas que não são ostentatórios e por cores leves. Porém, teremos uma grande virada no tom da história no final. (Nesse momento, as cores ficam mais escuras e fortes e auxiliam no impacto do clímax).


Um dos méritos desse quadrinho é que nós não conseguimos parar de ler até chegar no final, pois isso não é fácil de se fazer. Além disso, Nas últimas páginas, temos uma grande surpresa: um final surpreendente e chocante que destrói a nossa concepção inicial da obra. Ficamos positivamente impactados e reflexivos. Esse é o trunfo de Alho-Poró: romper com estereótipos e percepções iniciais.


Enfim, Alho-poró é um ótimo quadrinho onde Bianca Pinheiro sabe usar com maestria diversos elementos como condução da narrativa, diálogos, traço, layout de página e cores para criar em nós uma sensação de ser uma história leve e, no fim, destruir esta percepção com um ótimo Plot twist! (mudança drástica no enredo de uma obra). HQ ideal para quem gosta de histórias que fogem da obviedade e que são ousadas!


Observação: Esse é um quadrinho que deve ser lido sem ser folheado antes da leitura, caso contrário, a experiência é arruinada.


Para quem só se importa com números:

Nota=8/10


Dados da HQ:

Roteiro: Bianca Pinheiro

Arte: Bianca Pinheiro

Cores: Bianca Pinheiro

Preparação do texto e revisão original: Greg Stella

Editor original: Greg Stella

Editora: Conrad

Número de páginas: 72


Prêmios vencidos por Alho-Poró:

Troféu HQ Mix (2018): Melhor publicação independente de autor

Troféu HQ Mix (2018): Melhor publicação independente edição única

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page