top of page
  • Foto do escritorIuri Biagioni Rodrigues

Crítica: Astronauta - Magnetar

Atualizado: 13 de abr.

Solidão no espaço sideral


Por: Iuri Biagioni Rodrigues


Neste ano, o selo Graphic MSP completa 10 anos! Mas o que é este projeto?


Resumidamente, Graphic MSP é um projeto editorial da Mauricio de Sousa Produções iniciado em 2012 que tem como objetivo contar histórias dos personagens criados pelo grande Mauricio de Sousa através de uma nova geração de talentosos quadrinistas nacionais. O editor responsável pelo selo é Sidney Gusman, premiado jornalista da área de quadrinhos, um dos fundadores do site UniversoHQ e host do podcast Confins do Universo. Os quadrinhos são publicados pela editora Panini.


A primeira história que foi publicada como parte desta ação editorial foi Astronauta Magnetar que é o tema da presente crítica. Magnetar conta com roteiro e desenhos de Danilo Beyruth e cores de Cris Peter.


Danilo traz um Astronauta mais sério e pautado na realidade, mas não muda a essência do personagem, pelo contrário, ele soube trabalhá-la de uma ótima maneira. Assim, a solidão e a coragem que sempre vimos nas HQs clássicas do personagem estão presentes aqui! É uma ótima releitura do nosso querido Astronauta Pereira.


Neste quadrinho, vemos uma breve apresentação da infância do Astronauta e logo em seguida vemos o protagonista indo em direção a um Magnetar, fenômeno que ocorre após a formação de estrelas de nêutrons, que são aquelas com massa de 10 a 40 vezes superior à massa do sol, que esgotam sua energia nuclear e passam por uma explosão. Por estar comprimida, esta estrela gera um fortíssimo campo magnético, emite raios X e radiação gama.


Astronauta vai colocar uns sensores com a finalidade de coletar dados para aprofundar os conhecimentos sobre o Magnetar. Entretanto, tudo dá errado devido a uma forte emissão de radioatividade e por conta de um grande pedaço de asteroide que cai em cima de sua nave, danificando-a. Deste modo, o personagem principal acaba ficando preso no espaço.



O começo dos problemas.

Magnetar é claramente uma história de ficção científica, mas o drama também está bastante presente. Astronauta é uma espécie de náufrago espacial que precisa lutar para manter a sua sanidade mental e a vida.


Beyruth pesquisou bastante sobre a rotina dos navegadores que passam muito tempo sozinhos para construir o personagem. Um dos mais estudados pelo quadrinista foi Amyr Klink, navegador e escritor brasileiro que foi a primeira pessoa a fazer a travessia do Atlântico Sul a remo, em 1984. Klink é autor do texto da contracapa da edição lançada pela Panini.


Mais problemas

Astronauta tenta consertar a nave, mas não consegue. Enquanto isso, o tempo vai passando e ele continua à deriva. Nesses momentos, vemos como o roteiro de Danilo Beyruth é muito bom, pois ele consegue trazer uma carga dramática e desenvolver bem a luta pela saúde mental e sobrevivência do Astro que prendem o leitor.


Aqui, também vemos Astronauta refletindo sobre sua vida e decisões tomadas ao longo dela, principalmente, a escolha de deixar Ritinha, seu eterno amor, no planeta Terra para se aventurar pelo espaço.


Os desenhos de Danilo Beyruth são formidáveis. Ele consegue fazer um cenário bem detalhado, ótima diagramação das páginas (com destaque para o momento em que vemos a rotina monótona e difícil do Astronauta sendo representada em vários quadros idênticos, mas de tamanhos variados) , ele trabalha muito bem as expressões faciais, faz ótimos designs de personagens e objetos, tem um traço dinâmico e cheio de movimento. Além disso, as cores de Cris Peter, apesar de uma predominância monocromática (todo é muito azul), representam muito bem a imensidão e beleza do espaço e, nas partes do interior da nave, ajudam a reforçar a ideia de solidão e tristeza que a narrativa exige. Cris é uma das principais coloristas do Brasil e do mundo.


Assim, Astronauta Magnetar é uma ótima história. Ela seria melhor e mais densa, se o protagonista tivesse morrido no final, no entanto, sabíamos que isso era impossível de acontecer. De qualquer maneira, a HQ traz muitas coisas interessantes e positivas. É uma boa dica para quem gosta de ficção científica e drama. Outrossim, também é uma ótima dica para quem quiser se iniciar no mundo dos quadrinhos.


Para quem só se importa com números:

Nota - 8/10

Prêmios vencidos por Astronauta Magnetar:

HQ Mix (2013): Desenhista Nacional

HQ Mix (2013): Edição Especial Nacional

Angelo Agostini (2013):Melhor lançamento

Angelo Agostini (2013):Melhor desenhista


Dados da HQ:

Roteiro: Danilo Beyruth

Arte:Danilo Beyruth

Cores: Cris Peter

Editor: Sidney Gusman

Editora: Panini

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page