top of page
  • Foto do escritorIuri Biagioni Rodrigues

Crítica: Denise Arraso

Um quadrinho sobre os riscos das redes sociais.

Por: Iuri Biagioni Rodrigues


Seguidores, curtidas, compartilhamentos, stories, selfies, fotos e vídeos são palavras muito presentes no mundo atual, principalmente, nas redes sociais. Sendo assim, elas estão presentes na nossa vida cotidianamente, especialmente, entre o público jovem. Sabemos que as redes sociais têm aspectos positivos, mas também possui pontos negativos que podem ser prejudiciais. Esse é o foco da Graphic MSP da personagem secundária favorita da maior parte dos fãs de Turma da Mônica (eu sou um deles): Denise.


Antes de falar sobre a história, vamos conhecer um pouco mais sobre a personagem que a estrela. Denise é uma personagem criada por Mauricio de Sousa em 1989, criada para ser inicialmente, apenas uma coadjuvante. Tanto que ao longo dos anos 1990 ela teve diversos visuais diferentes até se estabilizar com o que conhecemos hoje. Com o passar do tempo, ela tornou-se uma personagem querida dos fãs. Denise é conhecida por ser a principal fofoqueira do Bairro, "divosa", antenada, descolada e falar um monte de gírias e frases de efeito. O responsável por isso foi o quadrinista Emerson Abreu. Essa personalidade tornou-se a marca registrada da personagem e sua essência. Essência que é muito bem retratada e respeitada em Arraso.


Aquela referência aos antigos visuais da personagem

Denise - Arraso é um quadrinho de autoria de Cora Ottoni (roteiro, arte e cores) em parceria com Marina Garcia (flats, que são cores de base) e Évorah Scafuro (assistente de produção). A HQ foi lançada em 2022 pela editora Panini. Como foi dito anteriormente, a obra traz uma temática bastante atual que é o uso das redes sociais. Na história, vemos Denise e seus pais chegando para morar no bairro do limoeiro e logo percebemos que a protagonista é muito apegada ao seu celular e que gosta de acompanhar e postar nas redes. Todo mundo deve conhecer alguém que é assim, não é mesmo?


Denise quer ser uma grande blogueira e influencer, então sempre que pode tira suas fotos, grava vídeos e faz stories. Entretanto, ela é apenas uma criança, então resolve inventar uma vida glamourosa e mentir sobre seu real número de seguidores para se sentir melhor e impressionar as garotas do bairro como Cascuda e Carminha Frufru. Porém, como diz um velho ditado: mentira tem perna curta e Denise vai precisar lidar com as consequências dessa situação.


Cora Ottoni trata de um tema atual com bastante sensibilidade, pois sabe trabalhar de maneira equilibrada os aspectos positivos das redes (comunicação com várias pessoas e informação) e os negativos (vício, busca incessante por curtidas, influência e seguidores e o afastamento das pessoas). A quadrinista sabe mesclar humor, diversão e momentos mais sérios. É uma história bem divertida e gostosa de ler. Outro ponto positivo do roteiro é a relação de Denise com seus pais, pois eles são alicerces para a personagem.


Agora, no meu ponto de vista, um aspecto negativo é que a trama poderia ter se aprofundado mais na questão dos problemas de Denise com a internet, porque a resolução acontece de maneira muita rápida, tirando um pouco do peso da situação.


Um pouco da criatividade da quadrinista Cora Ottini em fazer vinhetas no estilo da tela de celular

Algumas pessoas vão reclamar do linguajar exagerado da protagonista, pois ele é cheio de gírias e "internetês", mas para mim, isso não é um problema, visto que é a característica mais marcante e conhecida da diva do Limoeiro.


O clássico bordão da Denise!

O traço de Cora Ottoni é fofo, suave, dinâmico e expressivo. Além disso, a quadrinista cria layouts de páginas variados e dinâmicos, com destaque para splash pages (quadros de página inteira) e páginas duplas que ajudam a tornar a narrativa mais dinâmica e que nós dão um tempo de admirar os detalhes presentes nas páginas. As cores são bem vivas e destacam os cenários e o mundo virtual presentes na história.


Finalizando, Denise Arraso pode não ter o mesmo brilhantismo de outras Graphic MSP, contudo tem bastante emotividade para tratar da busca incansável por likes e seguidores. Além disso, Cora Ottoni nos lembra que devemos maneirar no uso das redes e que devemos sempre contar com as amizades verdadeiras e, principalmente, com a nossa família. Apesar de alguns pequenos deslizes na narrativa, esta uma história muito boa, como diria a Denise: é um quadrinho para curtir, compartilhar e se jogar!


Para quem só se importa com números:

Nota= 7/10


Dados da HQ:

Roteiro: Cora Ottoni

Arte: Cora Ottoni

Flats: Marina Garcia

Assistente de Produção: Évorah Scafuro

Editor: Sidney Gusman

Editora: Panini

Páginas: 98






16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page