top of page
Foto do escritorIgor Biagioni Rodrigues

Crítica | Guardiões da Galáxia: Especial de Festas

Atualizado: 23 de mai. de 2023

Um tapa-buraco antes do 3° filme...e até que é divertido.

Por Igor Biagioni Rodrigues.


Contém spoilers.


A Fase Quatro da Marvel tem sido a mais criticada negativamente (e com certa razão). Mas é válido ressaltar que ela traz debates interessantes, trazendo assuntos e situações mais humanas para suas histórias, talvez não da maneira ideal. É dentro dessa polêmica fase que se situa o Especial de Festas dos Guardiões da Galáxia.


O média metragem mostra Mantis (Pom Klementieff) e Drax (Dave Bautista) em uma missão, que eles mesmos inventaram, para alegrar o Natal de Peter Quill (Chris Pratt). Querendo dar um presente incrível para o Senhor das Estrelas, a dupla vai até a Terra para encontrar Kevin Bacon e dá-lo para o líder dos Guardiões.


A premissa é meio boba mesmo, mas James Gunn consegue contar uma história que diverte. Mantis e Drax perambulando pela Terra e não gerando a estranheza que deveriam nos humanos, mas sim estranhando os costumes terráqueos possui sua comicidade, Kevin Bacon fugindo dos dois e todas situações geradas por isso, tanto na Terra como em Luganenhum, também.


Como eu disse anteriormente, a quarta fase do UCM começou a trabalhar aspectos mais humanos com seus personagens, tais como luto e família. Nesse especial de fim de ano dos Guardiões, James Gunn usa de um tema muito comum nas suas obras: a paternidade. Isso está um pouco repetitivo, uma vez que esse é o tema do primeiro e do segundo filme dos Guardiões da Galáxia, de O Esquadrão Suicida e também está presente em Pacificador.


Outro aspecto negativo é o fato de que o Especial é um "Guardiões da Galáxia Volume 2.5". Servindo como um tapa-buraco para o terceiro filme, apresentando acontecimentos e relações entre os personagens (como a introdução de Cosmo à equipe, o fato de Mantis ser irmã de Peter e que os Guardiões compraram Luganenhum) para que o próximo longa não o faça. Isso tudo me faz questionar a real necessidade do especial de Natal, já que ele seria mais divertido se focasse em contar uma história fechada em si, apresentando um ou outro fato para o terceiro filme, e não que fizesse isso de forma exaustiva.


Enfim, "Guardiões da Galáxia: Especial de Festas" apesar de servir mais como uma ponte para o terceiro filme do que como o prometido especial de Natal, diverte e traz novamente mais humanidade (e ainda mais humor) para essa equipe que se tornou a queridinha de muita gente.


Para quem só se importa com números:

Nota-6/10


Ficha técnica:

Título Original: The Guardians of the Galaxy Holiday Special

País de Origem: Estados Unidos

Direção: James Gunn

Roteiro: James Gunn

Duração: 44 minutos

Classificação: 14 anos


Elenco:

Pom Klementieff como Mantis.

Dave Bautista como Drax.

Chris Pratt como Peter Quill/Senhor das Estrelas

Karen Gillan como Nebulosa.

Vin Diesel como Groot.

Bradley Cooper como Rocket Racoon.

Sean Gunn como Kraglin.

Old 97’s como moradores de Luganenhum.

Kevin Bacon como ele mesmo.

Maria Bakalova como Cosmo.

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page