top of page
Foto do escritorIgor Biagioni Rodrigues

Crítica: " Minhas Aventuras com o Superman" – 1ª Temporada (2023)

Atualizado: 25 de set. de 2023

Introduzindo o Superman para uma nova geração!

Por Igor Biagioni Rodrigues

Criado em 1938 por Jerry Siegel e Joe Shuster, o Superman revolucionou as histórias em quadrinhos, tornando-se o maior super-herói de todos os tempos e um dos grandes personagens de toda a cultura pop. No entanto, na última década, o personagem sofreu com suas abordagens mais recentes. A visão de Zack Snyder, por mais que tenha fãs que a venerem, é indiscutível dizer que o diretor nunca entendeu a essência do Homem de Aço. A 'modernização' do Superman como um messias incompreendido, vivendo um grande drama na Terra, só serviu para afastar um novo público do personagem nas mais diversas mídias. ('Ninguém permanece bom nesse mundo, Lois'. Sério isso, gente?).

Entretanto, se a última década foi um enorme desserviço para o Azulão, a década de 2020 vem fazendo o oposto. A ótima série 'Superman e Lois' aborda o personagem no cerne daquilo que ele significa: sua humanidade, bondade e esperança (o vindouro 'Superman Legacy' de James Gunn promete o mesmo). Na mesma linha, 'Minhas Aventuras com o Superman' é uma excelente abordagem do herói para uma nova geração, conversando com seu público-alvo, mas sem ignorar os espectadores adultos.


A série é inspirada nos gêneros de anime, shounen (animes shounen, em sua maioria, apresentam tramas cheias de ação e frequentemente humorísticas, com foco em protagonistas do sexo masculino. Elementos como artes marciais, mecha, ficção científica, esportes, terror e criaturas mitológicas são comuns no gênero) e slice of life (animes que representam situações cotidianas em suas histórias) , acompanhamos os estagiários Clark Kent, Jimmy Olsen e Lois Lane, iniciando suas vidas como jornalistas no Planeta Diário, à medida que Clark vai conhecendo seus poderes, amores e valores. Um dos grandes acertos da produção é focar num lado mais intimista de Kent, mostrando seu lado mais humano e desastrado, que marca muito a mitologia do personagem.

Cenas da animação "Minhas Aventuras com o Superman"
Cenas da animação "Minhas Aventuras com o Superman" disponível no HBO Max

A série tem um teor mais episódico, mas nunca deixa de acrescentar à narrativa maior ao longo de toda a temporada. Isso ajuda no desenvolvimento de seus personagens principais, na descoberta dos poderes do Superman conforme ele enfrenta novos vilões e no apaixonante relacionamento de Clark e Lois, além dos dramas gerados pela exclusão de Jimmy pelo casal.


A obra acerta em diversos pontos, como a abordagem dos protagonistas, a origem alienígena de Clark que vamos descobrindo ao longo da temporada e a reimaginação de personagens (o que pode desagradar alguns fãs mais puristas) como o Parasita, Monsieur Mallah e Cérebro. Porém, peca nas adaptações de alguns vilões e situações que acabam tendendo para o genérico, como as inúmeras lutas com robôs e a adaptação do Exterminador como um mero soldado do governo.


Tecnicamente falando, a animação é deslumbrante! Temos um ótimo uso da animação frame a frame ( técnica de animação em que se faz do zero todos os frames que criam a sensação de movimento ao olho humano). A inspiração em animes faz com que o exagero seja algo inovador em uma animação de super-heróis, principalmente nas lutas.

"Minhas Aventuras com o Superman" disponível no HBO Max
Cena de luta em "Minhas Aventuras com o Superman"

Em suma, 'Minhas Aventuras com o Superman' inova o personagem, apresentando-o para uma nova geração sem ignorar o público mais antigo, levando para a tela a essência do Superman que o transformou num ícone em todas as mídias: sua bondade, seu amor pelo planeta, seu heroísmo e sua esperança. Guardadas as devidas proporções, a série tem o potencial de ser para o Superman o que 'Superman: O Filme' e 'A Série Animada do Superman' foram para as suas respectivas gerações de fãs do Homem de Aço.


Para quem só se importa com números:

Nota-8/10.


Ficha técnica:

País de origem: Estados Unidos

Criação: Jake Wyatt, Brendan Clougher, Josie Campbell

Roteiro: Jack Quaid, Alice Lee, Ishmel Sahid

Direção: Vários

Classificação: 10 anos

Duração: Aprox. 22 min. cada episódio


Elenco:

Jack Quaid voz original do Superman/Clark Kent

Alice Lee voz original da Lois Lane

Ishmel Sahid voz original do Jimmy Olsen

Zehra Fazal voz original da Curto-Circuito/Leslie Willis

Chris Parnell voz original do Exterminador/Slade Wilson

Lucas Grabeel voz original Névoa/Kyle

Catherine Taber voz original da Banshee de Prata/ Siobhan McDougal

Jake Green voz original do Parasita/Dr Anthony Ivo

Debra Wilson voz original da Amanda Waller

Joel de La Fuente voz original do


Dublagem Brasileira:

Estúdio: Cinevideo

Guilherme Briggs dubla Superman/Clark Kent

Mônica Rossi dubla Lois Lane

Gustavo Nader dubla Jimmy Olsen

Isabella Simi dubla Curto-Circuito/Leslie Willis

João Cappeli dubla Exterminador/Slade Wilson

Jeane Marie dubla Banshee de Prata/ Siobhan McDougal

Matheus Périssé dubla Névoa/Kyle

Arthur Móras dubla Névoa/Kyle

Bruno Linhares dubla Parasita/Dr Anthony Ivo

Márcia Morelli dubla Amanda Waller

Mário Cardoso dubla Amanda Waller




18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page