Muito mais do que um “Se eu fosse você” .
Por Igor Biagioni Rodrigues
(Imagem do filme "Your Name"- Makoto Shinkai. A reprodução da imagem acima não possui fins lucrativos.)
Contém spoilers.
Kimi no na wa (Your name) é uma animação de origem japonesa dirigida por Makoto Shinkai. O longa conta a história de Mitsuha, uma garota que vive em um pequeno vilarejo no interior do Japão e de Taki, um garoto que vive na moderna Tóquio. Em um dia eles começam a trocar de corpos enquanto sonham. Vendo dessa forma, parece a premissa de um certo filme de comédia brasileiro, mas o anime vai muito além das diferenças de vida do sexo oposto.
Your Name retrata sim as diferenças de ser do sexo masculino ou do feminino, de forma bem cômica e inteligente na verdade, mas não é nisso que a obra foca. Ela utiliza do romance para tratar de temas muitos significativos para o Japão, tais como Tradição, Modernidade e Religião.
Mitsuha é uma garota que vive em um vilarejo tradicional japonês, bem afastado da urbanização. Nessa sua cidade as tradições culturais do país são o que regem o cotidiano das pessoas que ali vivem. Esses costumes estão diretamente relacionados com o Templo Xintoísta da vila. Por isso faz-se necessário esclarecer como funciona essa religião em primeiro lugar. O Xintoísmo é uma crença que tem como fundamento o princípio que tudo é sagrado, e que os seres humanos estão intrinsecamente ligados a natureza, uma vez que são a manifestação de um mesmo espírito. A vó de Mitsuha traz uma ótima analogia para entendermos melhor essa definição. Ela diz que esse espírito, que conecta todas as coisas, é como um fio que às vezes se estende, se enrola, arrebenta e se reencontra. Tal fio se estende para fora de nossa realidade, mas quando ele está no mundo físico ele se manifesta através das árvores, riachos, pedras folhas...da natureza e de nós, seres humanos.
Taki é um garoto que vive em Tóquio, a grande, moderna e tecnológica capital japonesa. Apesar dos avanços presentes nesse lugar a cidade acaba sendo fria e afastando as pessoas, vide Taki que quase nunca se encontra com seu pai. É essa modernidade (representada pelo meteoro) que se tornou uma grande ameaça para o Xintoísmo e o estilo de vida tradicional japonês, que foi se tornando cada vez mais ocidental.
A animação retrata esse conflito entre tradição e modernidade através de seus personagens. Apesar de o vilarejo de Itomori ser regido pelas tradições xintoístas, elas já não têm mais apelo entre os jovens e nem mesmo em Mitsuha, que apesar de estar diretamente envolvida com o templo, deseja sair de sua cidade e viver em Tóquio. Quando trocam de lugar, a garota fica encantada com a modernidade de Tóquio, e Taki se encanta com a pequena cidade tradicionalista de Itomori. Ambos acabam se conectando fortemente na vida um do outro, e lutam intensamente para se encontrarem, e isso acontece apenas por um pequeno momento, representando que tradição e modernidade podem sim conviver, mesmo que por um breve período.
Pensando nessa ligação entre Mitsuha e Taki vale citar o Akai Ito, a lenda japonesa do fio vermelho do destino. A lenda diz que o destino conecta as pessoas com um fio vermelho e independente do espaço e do tempo, essas pessoas irão se encontrar e viverão uma história muito importante para elas.
Em suma, “Kimi no na wa” é um longa animado com uma belíssima trilha sonora (composta pela banda de J-Rock, Radwimps), uma animação linda e detalhista, com elementos que em uma primeira impressão parecem estar desconexos da trama, mas no final se encaixam e com uma história que amarra (sim, foi um trocadilho) tradição, modernidade, religião, sexualidade e amor.
Para quem só se importa com números:
Nota:8/10
Ficha técnica:
Título original: Kimi no na wa
Diretor: Makoto Shinkai
Duração: 110 min.
Classificação: 12 anos.
País de origem: Japão
Elenco:
Ryunosuke Kamiki como Taki Tachibana
Mone Kamishiraishi como Mitsuha Miyamizu
Masami Nagasawa como Miki Okudera
Etsuko Ichihara como Hitoha Miyamizu
Ryo Narita como Katsuhiko Teshigawara
Aoi Yüki como Sayaka Natori
Nobunaga Shimazaki como Tsukasa Fujii
Kaito Ishikawa como Shinta Takagi
Kanon Tani como Yotsuha Miyamizu
Masaki Terasoma como Toshiki Miyamizu
Sayaka Ohara como Futaha Miyamizu
Kana Hanazawa como Yukari Yukino
Prêmios:
49º Sitges Film Festival: Melhor Longa-Metragem de Animação.
18º Bucheon International Animation Festival: Prêmio Distinção Especial de Melhor Filme de Animação e Prêmio de Melhor Animação do Público.
29º Tokyo International Film Festival: Prêmio Arigatō.
6º Newtype Anime Awards: Melhor Foto (Filme).
29º Nikkan Sports Film Award: Melhor diretor.
2016 Los Angeles Film Critics Association Awards: Melhor Filme Animado.
20º Japan Media Arts Festival: Grande Prêmio da Divisão de Animação.
71º Mainichi Film Awards: Melhor Filme Animado.
59° Blue Ribbon Awards: Prêmio especial.
40º Japan Academy Prize: Animação Excelente do Ano, Roteiro do Ano e Conquista Notável na Música.
36º Anima Festival: Prêmio do Público de Melhor Longa-metragem de Animação.
11º Seiyu Awards: Melhor Ator, Melhor Atriz e Prêmio Sinergia.
Crunchyroll Anime Awards de Melhor Filme.
Comentarios