Tex Willer é um personagem dos quadrinhos italianos criado em 1948 por Gian Luigi Bonelli (roteiro) e Aurelio Gallepini (arte). Tex é um dos personagens mais longevos das HQs e faz sucesso em diversos países.
Suas histórias são repletas de ação, mistério, aventura, reviravoltas, bons diálogos e tramas bem construídas. Vale destacar que as histórias de Tex vão muito além disso, pois representam muito bem as características geográficas de territórios dos EUA, bem como a cultura, os hábitos, vestimentas e o contexto sociopolítico do período em que são ambientadas, no caso o velho oeste. Entre os temas e acontecimentos abordados temos: a Marcha para o Oeste, demarcação de terras indígenas, a Guerra de Secessão, conflitos com a Ku Klux Klan, entre outros.
De uma maneira geral, as histórias de Tex não retratam os indígenas como vilões ou ingênuos e eles tem um certo papel de destaque, ao contrário de muitas obras do gênero western. É claro que existem alguns estereótipos na retração de algumas minorias, mas o saldo final é positivo.
No Brasil, a maior parte das histórias do famoso ranger são lançadas pela editora Mythos e temos histórias mensais, sequenciais e arcos fechados. Recomendamos iniciar a leitura pelos arcos fechados que estão nas edições Tex Ouro, Tex Platinum, Tex Gigante, Tex Edição Histórica, Almanaque Tex, Tex Edição Especial e Super Almanaque Tex.
Para facilitar, indicamos algumas histórias e deixamos as capas das edições publicadas pela editora Mythos:
Tex – A Grande Intriga
Tex – A Marca da Serpente
Tex – O Homem de Atlanta
Tex – O Grande Roubo
Tex – O Implacável
Kommentare