top of page
  • Foto do escritorIgor Biagioni Rodrigues

Sergei Eisenstein 125 Anos

Atualizado: 23 de mai. de 2023

Um mestre da sétima arte e um revolucionário.

Por Igor Biagioni Rodrigues.

Serguei Mikhailovitch Eisenstein foi um dos mais importantes cineastas soviéticos, junto com Dziga Vertov, foi um dos principais nomes do Construtivismo Soviético na sétima arte, fazendo um cinema extremamente político.


Sergei nasceu em Riga, Letônia (que fazia parte do Império Russo na época) no dia 23 de janeiro de 1898. Seu pai, Mikhail Osipovich Eisenstein, era um famoso arquiteto e sua mãe, Julia Ivanovna Konetskaya, era filha de um comerciante.


Após a Revolução de 1905...Espera aí! O que foi a Revolução de 1905? Bom, no início do século XX, o Império Russo vivia um governo absolutista centrado nas mãos do Czar, Nicolau II. Em 1905, a população, descontente com a miséria, desigualdade social e com a estrutura do país que estava muito atrasada em relação aos demais, fez uma manifestação pacífica até o palácio do Czar no dia 22 de agosto de 1905. Ao comando de Nicolau II, seus guardas atiraram nas pessoas deixando vários feridos e mortos. O dia ficou conhecido como Domingo Sangrento. Após essa data, mais precisamente em outubro do mesmo ano, o Czar permitiu a criação da Duma, um parlamento, e a existência de dois partidos: O Menchevique (minoria em russo - esse era mais moderado) e o Bolchevique (maioria em russo - esse era mais radical).


Agora que sabemos o que foi a Revolução de 1905, voltemos para a história de Eisenstein. Após acontecimentos de 1905, Julia se muda de Riga para São Petesburgo, levando Sergei com ela. Inicialmente Mikhail ficou em Riga, mas depois se mudou para São Petesburgo também. Em 1910, seus pais se separam. Em 1915, ele entra no Instituto de Engenharia Civil de Petrogrado, mas em 1917 deixa de lado os estudos para ingressar no Exército Vermelho.


Após a Revolução de 1917...já sei, o que foi a Revolução de 1917 e o que diabos é o Exército Vermelho, né? Então, o Exército Vermelho era o nome das forças armadas da antiga União Soviética. E a Revolução Russa foi a concretização de uma série de revoltas que aconteciam no país desde o dia do Domingo Sangrento. Tal revolução deu fim a monarquia do Czar e colocou o partido Bolchevique no poder. Podemos continuar?


Vamos lá. Após a Revolução de 1917, ele aprendeu encenação teatral e foi codiretor do Teatro Proletkult de Moscou. A partir daí, Eisenstein começou a se interessar por Cinema. O seu primeiro filme, o foi "A Greve", produzido em 1924. O filme tinha forte teor político.


Em 1925, ele lança aquele que seria considerado sua obra-prima: “O Encouraçado Potemkin”, que inovou na arte da montagem, sendo um dos filmes mais importantes, não só da história do Cinema Soviético, mas como da História do Cinema em geral. Sobre a montagem, Eisenstein aperfeiçou uma técnica chamada de montagem intelectual ou dialética que era caracterizada pela alternância entre planos de duas sequências, originando um significado subentendido que deveria ser interpretado pelo público. Sua tese de montagem teve influências dos pensamentos da psicologia comportamental de Ivan Pavlov e do materialismo histórico e dialético de Karl Marx e Friedrich Engels.


Após seu sucesso ele foi convidado pela Metro-Goldwyn-Mayer, famosa produtora de filmes (aquela que tem um leão no símbolo, lembra?) para trabalhar lá. Porém, ele não se acostumou ao cinema industrial hollywoodiano e voltou para União Soviética, onde dirigiu outros filmes, sendo o mais famoso “Ivan, o terrível” que encerra sua carreira.


Em 11 de fevereiro de 1948, Sergei Eisenstein falece devido a um ataque cardíaco. Ele deixou um legado de um Cinema Revolucionário que se opunha ao cinema individualista estadunidense no qual o herói era sempre o indivíduo, pois em seus filmes, o povo era o verdadeiro herói, ou seja, tínhamos um herói coletivo.



Referências bibliográficas:

Sergei Eisenstein Biography. Disponível em: <http://www.carleton.edu/curricular/MEDA/classes/media110/Severson/bio.htm>

GERBASE, Carlos. Sergei M. Eisenstein (1898 - 1948). Disponível em <http://www.terra.com.br/cinema/favoritos/eisenstein.htm>.

COSTA, Keilla Renata. "Serguei Mikhailovitch Eisenstein"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/serguei-mikhailovitch.htm. Acesso em 23 de janeiro de 2023.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Σχόλια


bottom of page