top of page
  • Foto do escritorIuri Biagioni Rodrigues

Stan Lee 100 Anos!

Caso fosse vivo, o quadrinista completaria 100 anos no dia 28 de dezembro de 2022.

Por: Iuri Biagioni Rodrigues


Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee, completaria 100 anos neste dia caso estivesse vivo. Ele foi um escritor, editor, publicitário, produtor e empresário estadunidense. É bastante conhecido por ser cocriador de muitos personagens da Marvel e um dos principais nomes da editora. Ele foi editor-chefe, presidente e tornou-se a cara da Marvel Comics.


Stan Lee nasceu em Nova York no dia 28 de dezembro de 1922. Era filho de Jack e Celia Lieber, um casal de judeus vindo da Romênia. Seu pai era alfaiate e sua mãe era dona de casa. Seu irmão, Larry Lieber nasceu em 1931. A família era pobre e passou por necessidades, principalmente, com as consequências da Crise de 1929. O famoso roteirista passou grande parte da Infância e adolescência vivendo em um quarto e sala no Bronx, periferia de Nova York.


Desde pequeno, ele gostava de escrever e, durante a adolescência, sonhava em escrever um romance. Começou a trabalhar logo após concluir os seus estudos.


Inicialmente, Lee trabalhou como escritor de obituários, entregador de sanduíches, office boy e lanterninha na Broadway. A carreira nos quadrinhos começou em 1939, quando ele começou a trabalhar como assistente na Timely comics, editora que evoluiria para a Marvel Comics nos anos 1960. Lee conseguiu a vaga com a ajuda de seu tio Robbie Solomon, pois sua prima Jean era casada com Martin Goodman, dono da Timely.


Seu primeiro trabalho foi “Captain America Foils the Traitor's Revenge”, história curta ilustrada por Jack Kirby e lançada em 1941 na 3º edição da revista do Capitão América. Aqui, surge o pseudônimo Stan Lee, pois o roteirista pretendia usar o nome Stanley Lieber quando escrevesse um livro.


Stan foi nomeado editor interino por Martin Goodman em 1941. Ele tinha apenas 18 anos! Posteriormente, o jovem Lee entra para o Exército para servir os Estados Unidos na Segunda Guerra. Nesse período, ele era responsável por escrever manuais, filmes e, às vezes, desenhos animados na Divisão de Filmes de Treinamento. Após a Guerra, ele retoma seus trabalhos na editora e se casa com Joan Lee em 1947.


Na década de 1950, a Timely mudou de nome para Atlas Comics. Nessa época, Stan Lee escrevia histórias de ficção científica, comédia, terror, romance, aventura medieval, suspense, entre outras. Ainda nos anos 1950, a DC comics atualizou o Flash e criou a Liga da Justiça da América em 1960. Ambas foram duas iniciativas de sucesso.


Lee estava pensando em desistir e mudar de carreira, mas Goodman, inspirado no sucesso da DC, pediu pra Stan criar histórias de super-heróis. Além disso, Joan, esposa de Lee, o incentivou a criar suas histórias e personagens do zero e escrever coisas que gostasse. Assim, em parceria com o grande Jack Kirby, Stan Lee cria o Quarteto Fantástico em 1961. A partir daí, aparecem os famosos heróis da Marvel como Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem Formiga, Vespa, Homem de Ferro, Vingadores, X-Men, Doutor Estranho, Demolidor, Viúva Negra, Inumanos, Surfista Prateado Pantera Negra e os vilões Doutor Destino, Galactus, Kang, o Conquistador, Doutor Octopus, Electro, Abutre, Mysterio, Duende Verde, Homem Areia, Rino, Dormammu, Barão Mordo, Barão Zemo, Mandarim, Magneto e a Irmandade de Mutantes, entre outros. No total, estima-se que Lee participou da criação de mais de 300 personagens!


Na década de 1970, Stan desafiou o Comics Code Authority (CCA), organização responsável por controlar o conteúdo das histórias em quadrinhos nos EUA, garantido que certos temas e situações consideradas inapropriadas não fossem retratados nas histórias. Ele escreveu uma edição do Homem-Aranha que abordava a temática do uso e vício em drogas. Obviamente, o tema era proibido pelo CCA (mesmo tendo caráter antidrogas). A história foi lançada, porém sem o símbolo de aprovação do código. Foi a primeira vez que isso aconteceu.


Os personagens escritos por Lee eram mais humanos, complexos (sentiam raiva, tristeza, cometiam erros, tinham dificuldades em relacionamentos amorosos, etc.) enfim, eram mais próximos da realidade do leitor, por isso fizeram tanto sucesso. Ele também interagia com os leitores através da seção de cartas, tornando a relação entre quadrinistas e fãs mais próxima.


Além disso, ele foi o primeiro a creditar toda a equipe criativa responsável pela produção dos quadrinhos Marvel. Apesar disso, ao longo dos anos, ele acabou valorizando o seu trabalho e assumindo créditos que não eram dele, deixando assim, quadrinistas importantíssimos como Jack Kirby, Steve Ditko, Bill Everett, Don Heck, entre outros, sem o devido destaque ou reconhecimento.


Stan conquistou diversos prêmios ligados ao universo dos quadrinhos e do cinema. Entre eles, podemos destacar: Inkipot Award, Prêmio Eisner de Melhor Série Limitada, Hall da fama dos Prêmios Kirby e Eisner, Life Career Award - Saturn Awards, Lifetime Achivement Award - Burbank INternational Children´s Film Festival, Jules Verne lifetime Achivment Award, entre outros. Ele também está na calçada da fama de Hollywood.


Em 2008, Stanley recebeu a Medalha Nacional das Artes (National Medal of Arts), honraria concedida pelo congresso estadunidense com o intuito de premiar artistas e patrono das artes. Essa é a maior comenda individual que um artista pode receber em nome do povo dos Estados Unidos.


Stan Lee tornou-se mais conhecido do público em geral, quando começou a aparecer frequentemente nos filmes de personagens da Marvel (inclusive naqueles inspirados em personagens que não tiveram a participação de Lee na sua concepção). Sua primeira aparição foi no Julgamento do incrível Hulk de 1989 e ficaram recorrentes nos anos 2000, principalmente nos longas do Universo Cinematográfico da Marvel. Seu último cameo foi em Vingadores Ultimato de 2019.


O famoso roteirista e editor faleceu no dia 12 de novembro de 2018 aos 95 anos.


Polêmicas à parte, para conhecer os quadrinhos de super-heróis e a sua história, é preciso conhecer a vida e a obra de Stan, o cara, Lee!

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page